Tecnologia / Monomastro

 

Economia para transmissão

A solução estrutural estaiada monomastro começou a ser utilizada no Brasil no início da década de 80, no sistema de transmissão de Itaipú. Nesta época, foi projetada a torre monomastro para as linhas de corrente contínua com ± 600 kV, com resultados técnicos e econômicos plenamente satisfatórios.

Posteriormente, no início da década de 90, profissionais da Engetower, que na época compunham o corpo técnico da Mendes Júnior Montagens e Serviços, desenvolveram o primeiro projeto brasileiro de torre estaiada monomastro com cabeça de tronco reto, disposição triangular de fases, em 230 kV circuito simples, para a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, utilizada na LT Mesquita / Valadares.

Recentemente, com a abertura legal para os empreendimentos privados no Brasil e, em particular, com a implantação da sistemática dos leilões para a definição dos concessionários de linhas de transmissão, a Engetower foi pioneira no mercado com a incorporação de inovações tecnológicas na solução estaiada monomastro. Com a experiência de nossos profissionais e com os recursos tecnológicos de que dispomos, desenvolvemos estruturas monomastro Cara de Gato de circuito simples, disposição delta de fases, com cabos singelos ou feixes normais e expandidos, para classes de tensões de 230, 345 e 500 kV, bem como estruturas monomastro de circuito duplo, disposição de fases na vertical e em delta, com cabos singelos ou feixes normais e expandidos, para a classe de tensão de 230 kV. Essas novas soluções têm possibilitado às empresas do setor a implantação de linhas de transmissão com reduzidos prazos de construção e significativos resultados econômicos.

  Conheça nossos projetos em Monomastro.
  Conheça nossos trabalhos publicados sobre Monomastro.


Monomastro Cara de Gato 3I®

Solução estrutural com processo de pedido de patente junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a torre estaiada Monomastro Cara de Gato com cadeias de suspensão I nas três fases (3I®) é uma inovação estrutural implantada no mercado nacional pela Engetower. Proporciona maior economia na construção de linhas de transmissão de circuito simples e mais facilidade para o setor de manutenção.

Similar estruturalmente às torres estaiadas “V” e “Cross-Rope”, a Monomastro Cara de Gato 3I® caracteriza-se pela possibilidade, sem majoração significativa de peso, de ampliação dos vãos de utilização e das alturas úteis cabo/solo, com o que se obtém linhas de transmissão com vãos médios na faixa de 500m (2 estruturas/km) e, portanto, mais econômicas.

Sob o ponto-de-vista construtivo, a torre Monomastro Cara de Gato 3I® pode ser facilmente montada, tanto por processos manuais como mecanizados, podendo, inclusive, ser içada por inteiro na vertical após a pré-montagem horizontal. Adicionalmente, em comparação às estruturas estaiadas “V” e “Cross-Rope”, sua montagem é grandemente facilitada por ter mastro único, no qual os estais já podem ser definitivamente instalados, antes mesmo da montagem da cabeça, não sendo necessária a utilização de estais provisórios.

  Conheça nossos projetos em Monomastro Cara de Gato 3I®.
  Conheça nosso trabalho publicado sobre Monomastro Cara de Gato 3I®.


Monomastro Danúbio®

Solução estrutural com processo de pedido de patente junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a torre estaiada monomastro para linhas de transmissão de circuito duplo, com disposição de fases em delta (conhecida como solução Danúbio) é mais uma inovação estrutural implantada no mercado nacional pela Engetower. Proporciona maior agilidade e economia na construção de linhas de transmissão de circuito duplo, até então construídas só com torres autoportantes, cerca de 40% mais pesadas.

Sob o ponto-de-vista construtivo, a torre Monomastro Danúbio® pode ser facilmente montada, tanto por processos manuais como mecanizados, podendo, inclusive, ser içada por inteiro na vertical após pré-montagem horizontal. Adicionalmente, sua montagem é grandemente facilitada por ter mastro único, no qual os estais já podem ser definitivamente instalados, antes mesmo da montagem da cabeça, não sendo necessária a utilização de estais provisórios.

  Conheça nossos projetos em Monomastro Danúbio®.
  Conheça nosso trabalho publicado sobre Monomastro Danúbio.

Projetos Engetower

LT 230 kV C.S. GOIANINHA / MUSSURÉ (C3)

LT 230 kV C.D. VILHENA / JAURU C1 e C2

LT 230 kV C.S. SAMUEL / ARIQUEMES / JI-PARANÁ

LT 230 kV C.D. BARRA GRANDE / LAGES / RIO DO SUL

LT 230 kV C.S. VILA DO CONDE / CASTANHAL / SANTA MARIA

LT 230 kV C.D. BRASNORTE / NOVA MUTUM

LT 230 kV C.S. VILA DO CONDE / MILTÔNIA 3

LT 230 kV C.S. COXIPÓ / CUIABÁ / RONDONÓPOLIS

Engetower Engenharia e Consultoria Ltda.
Rua Jaceguai, nº 208 - Sala 1009 - Prado - Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP 30411-040
Telefax: 55 (31) 3421-3022 - engetower@engetower.com.br